Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de novembro de 2006

O terceiro olho

Aqui vão algumas fotos presentes no livro "Le troisième oeil", que trata dos estudos e registros fotográficos com presença de imagens não previstas.

CHÉROUX, Clément; et alli. Le troisième oeil: la photographie et l'occulte. Paris, França: Gallimard, 2004.

Esse livro é um catálogo da exposição fotográfica Le troisième oeil: la photographie et l'occulte, organizada pela Maison Européenne de la Photographie, em Paris, entre os dias 3 de novembro de 2004 e 6 de fevereiro de 2005. Colaboraram com a cessão das fotos o Institut für Grenzgebiete der Psychologie und Psychohygiene de Fribourg-en-Brisgau e a fundação Howard Gilman de Nova Iorque.


O médium Florence Cook e Frank Herne, página de álbum com 4 fotografias espíritas, março 1872. A fotografia n. 9 mostra Florence Cook. A silhueta vista atrás dela é provavelmente o espírito de Katie King. As ns. 10 e 11 mostram o duplo de Frank Herne se aproximando dele e o abraçando, uma guirlanda de flores à mão. Na fotografia n. 12, Herne, a mão pousada sobre um álbum de fotografias, parece evocar o espírito duma jovem. Fotos de Frederick Hudson (Grã-Bretanha).
"Ketty King" (sic), Florence Cook e Charles Blackburn em viagem à Paris em abril de 1874. Foto de Édouard Isidore Buguet (França).
Corpo astral com truque. Retrato de Albert de Rochas. 1896. O coronel Albert de Rochas d'Aiglun, administrador da Escola Politécnica, especialista em matéria de ocultismo, ficou intrigado pelas fotografias realizadas em sua presença, de 17 a 28 de março de 1896, pelo sábio russo Jacob von Narkiewicz-Jodko e o médium Sra. Lambert, por "pôr em evidência as radiações que emanam do organismo humano". Rochas dirigiu-se à casa de seu amigo, o fotógrafo Paul Nadar e o perguntou qual "truque" foi utilizado. Nadar fotografou então um de seus assistentes coberto dum lençol branco (tempo de exposição curto) e depois, sempre sobre a mesma placa, Rochas (tempo de exposição normal). Foto de Paul Nadar (França).
Retrato de Amélie Boudet, mulher de Allan Kardec, com o espírito desse último. Entre 1873 e 1875. Foto de Édouard Isidore Buguet (França).
Atração medianímica, fim de junho de 1875. Foto de Édouard Isidore Buguet (França).
Efeito fluídico, fim de junho de 1875. Foto de Édouard Isidore Buguet (França).
Bronson Murray em transe, e o espírito de Ella Bonner. Setembro de 1872. Foto de William H. Mumler (Estados Unidos).
Fanny Conant, médium bem conhecido de Boston, aparece aqui com seu espírito-guia, Vashti. Vashti seria a filha dum chefe indígena, assassinada com seu pai em 1861 por ocasião do massacre da tribo dos Piegans no rio Yellowstone pelas tropas do general Sheridan. Foto tirada entre 1870 e 1875, de William M. Mumler (Estados Unidos).
Fotografia espírita. 1872. O cliché mostra, ao lado do médium Charles Williams, não somente um fantasma, mas também a elevação duma mesa operada pelos espíritos. Trata-se provavelmente do primeiro cliché da história do ocultismo que mostra um tal fenômeno. Foto de Frederick Hudson (Grã-Bretanha).
Em breve, mais fotos do livro citado.

Um comentário:

Unknown disse...

Sérgio realmente interessante as fotos. E vc? Quando vai escrever outros textos para nossa reflexão? Um grande abraço.

Powered By Blogger