Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Células-tronco embrionárias - o primeiro estudo clínico em humanos

Terapia baseada em células-tronco embrionárias humanas será testada nos EUA em pacientes com lesões na medula espinhal
Pesquisa FAPESP

Fonte:
http://www.revistapesquisa.fapesp.br/

Numa decisão histórica, uma empresa da Califórnia, a Geron Corporation, recebeu autorização do Food and Drug Administration (FDA), órgão que regula o uso de remédios e a venda de alimentos nos Estados Unidos, para testar em pessoas uma terapia baseada no emprego de células-tronco embrionárias humanas. A companhia vai injetar células-tronco em até dez pacientes com paralisia devido a graves lesões na medula espinhal e analisar a segurança e os possíveis efeitos do procedimento. É a primeira vez em todo o mundo que uma terapia com esse tipo de célula recebe sinal verde para ser experimentada em humanos.

"A decisão marca o início do que é potencialmente um novo capítulo na terapêutica médica, que vai além das pílulas e alcança um novo nível de cura: a restauração da função de um órgão ou tecido por meio da injeção de células substitutas saudáveis", disse hoje (23/01), em comunicado à imprensa, Thomas B. Okarma, presidente da Geron. A companhia pretende injetar as células no local em que houve a lesão na medula espinhal em pacientes que perderam os movimentos do tórax para baixo.

A candidata a terapia será administrada aos participantes do estudo clínico entre 7 e 14 dias depois que as pessoas sofreram a lesão. Há evidências de que o possível tratamento tem mais chance de dar algum resultado em pacientes recém-acidentados. Os pesquisadores, por ora, não têm nenhuma ilusão de devolver todos os movimentos aos pacientes com a possível terapia. Eles querem ver se o procedimento é seguro e se é capaz de proporcionar algum benefício aos participantes do estudo.

As células-tronco embrionárias têm a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula e tecido do corpo humano. Mas não se sabe ao certo que reações elas podem provocar quando introduzidas num organismo e também se é possível controlar seu processo de transformação em células mais específicas. Um dos riscos sempre mencionados é o de que a introdução das células-tronco embrionárias pode provocar certos tipos de tumores nas pessoas. Além disso, grupos religiosos e até mesmo alguns cientistas questionam se é ético usar embriões humanos descartados para obter esse tipo de célula, que parece ter um enorme potencial terapêutico.

Como deu o aval para que os primeiros testes clínicos em humanos sejam realizados, o FDA entendeu que hoje os possíveis benefícios desse novo tipo de terapia são maiores do que os riscos e as questões morais. A aprovação do estudo apenas três dias depois que assumiu o novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, um defensor da pesquisa científica e tecnológica, foi interpretada como coincidência pelos executivos da Geron. Mas houve quem achasse que o sinal verde para o estudo já reflete a posição do novo mandatário da Casa Branca. Desde 2001, estão em vigor nos Estados Unidos restrições à pesquisa com células-tronco embrionárias adotadas pelo ex-presidente George W. Bush.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger